O Grêmio Haicai Ipê, o mais tradicional grupo de estudos e prática de haicai no Brasil, promove o 10º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil com o intuito de incentivar e difundir a prática do haicai entre as crianças brasileiras.
Quem pode participar
Alunos do Ensino Fundamental ou Médio, com idade inferior a 15 anos.
Condições para participação
Cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho, inédito e de sua própria autoria.
Tire tantas cópias quantas necessárias do formulário de inscrição e utilize o verso da folha para escrever o haicai e fazer a ilustração. Trabalhos que vierem com o formulário grampeado serão excluídos, pois dificultam o manuseio por parte dos avaliadores.
Não serão aceitos os trabalhos apresentados sem a assinatura do participante e do responsável (pode ser o professor ou a professora).
Tema
Tendo em vista a grande extensão territorial do país, com usos e costumes variados e típicos de cada região, e visando o enriquecimento mútuo por meio da troca de informações entre os praticantes, o tema para o 10º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil será Pratos Típicos.
Sugestão aos professores que irão desenvolver o trabalho de orientação
- Iniciar a abordagem tendo por eixo o tema geral, relacionando-o a festas típicas e época do ano em que acontecem.
- Junto com os alunos, pesquisar e catalogar os temas/kigos relacionados com as festas.
- Selecionar, respeitando a preferência da maioria, os mais populares e fáceis de serem vivenciados.
- Fazer uma lista dos kigos selecionados para serem trabalhados em sala de aula.
- Deixar para o aluno a escolha de seu próprio tema/kigo.
- Ajudar o aluno a descobrir um momento especial relacionado ao prato ou comida, utilizando todos os sentidos: o cheiro (olfato), o sabor (paladar), a textura, a forma, o colorido - quente, frio, espesso, líquido, gelado, os ingredientes (tato, visão).
Alguns temas podem também ser trabalhados aliados a sons (audição), como pipoca estourando na panela e o ovo de páscoa quando sacudido ou o peculiar farfalhar do papel.
Valem também alguns kigos de conhecimento geral, embora não pertençam à categoria 'pratos típicos', como sorvete, picolé, raspadinha, gelinho, caranguejada, (comumente consumidos no verão); bacalhoada, ovo de Páscoa, pamonha, curau (outono); quentão, vinho quente, canjica, bolo de fubá, pipoca (inverno).
Boa sorte a todos!
Encerramento do Concurso (prazo)
O concurso encerrar-se-á no dia 08 de julho de 2011, valendo como prova de cumprimento de prazo, o carimbo dos Correios. Atenção: é uma Sexta-feira!
Para onde enviar
10º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil
A/C Teruko Oda
Estrada de Santana, 1659 - Caucaia do Alto
06723-100 - Cotia, SP
Premiação
Serão conferidos certificados de participação (diplomas) aos autores dos dez melhores trabalhos e seus respectivos professores. A critério da comissão julgadora, poderão ser conferidos certificados também aos selecionados na categoria Menção Honrosa, se houver.
O relatório final e a relação dos classificados estarão disponíveis para consulta, a partir do dia 22 de agosto de 2011, no site http://www.kakinet.com/concurso.
Comissão julgadora
Os poemas serão avaliados por uma comissão formada por membros do Grêmio Haicai Ipê, tendo como coordenadora a professora Teruko Oda (teruko.oda@uol.com.br).
IMPORTANTE
Os trabalhos devem ser recolhidos e enviados pelas escolas. Não serão aceitas inscrições individuais remetidas pelos alunos.
Escolas que enviarem mais de um trabalho por aluno serão desclassificadas.
Favor informar, com clareza, o endereço eletrônico (e-mail) da escola ou do(a) professor(a) responsável para agilizar os contatos e a troca de informações.
Informações
E-mail: concurso@kakinet.com
Formulário de Inscrição
Abra o formulário de inscrição
Imprima em papel sulfite branco tamanho A4
Se achar mais econômico, imprima apenas um original e tire tantas cópias xerox quantas forem necessárias. Não é necessário imprimir colorido.
9/5 - 17h - Segundo encontro de 2022 discute a teoria do eros
-
É com alegria que convidamos para o segundo encontro de 2022, feito em
parceria com os grupos de Pesquisa Jornalismo Literário e Narrativas de
Transform...
Há 2 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são bem-vindos. Deixe aqui o seu!