quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Glossário

Haibun: designação japonesa para diários de viagem, um gênero que combina prosa e poesia. O exemplo mais famoso é Oku no hosomichi, de Matsuo Bashô (1644-1694).

Haimei: nome literário que o haicaísta se atribui ou que lhe é conferido pelo seu mestre. Matsuo Bashô, por exemplo, tirou seu nome literário, Bashô, de uma bananeira que ganhou de presente e plantou ao lado da choupana onde vivia. Como a planta não tem tronco, ele viu nela um símbolo do vazio, do efêmero, que tomou emprestado para si.

Hanami: contemplação das flores, especificamente da cerejeira, que no Brasil ocorre nos meses de junho e julho.

Kireji: pausa que divide o haicai em duas partes: uma linha das duas seguintes ou duas linhas da linha final, uma vez que o haicai tem três linhas. Esta pausa tem duas funções. Ela é usada para contrapor imagens que constrastem entre si ou, como o recurso do close-up na fotografia ou no cinema, destacar algum elemento específico de um contexto geral. Exemplo:

Cigarra de outono --
Como o adeus sussurrado
num fio de voz...
Teruko Oda

Kigo: termo de estação escolhido para ser o assunto principal do poema. Não deve ser apenas mera referência, mas o disparador da emoção/sensação despertado pelo haicai.

Makoto: Além da linguagem objetiva e da observação atenta, um bom haicai deve ter compromisso com a verdade (makoto, em japonês).

Senryu: gênero poético japonês que tem a estrutura semelhante à do haicai. Difere, porém, no assunto -- seu foco é a natureza humana -- e no tom, que é satírico e irônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos. Deixe aqui o seu!