quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Novo livro de Teruko Oda

O livro Goga e Haicai: um sonho brasileiro é uma edição comemorativa do centenário de nascimento do haicaista H. Masuda Goga (1911-2008).

A obra é organizada pela haicaísta Teruko Oda, sobrinha de Goga. A introdução de Paulo Franchetti, titular de Teoria Literária da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), permite conhecer o universo deste tipo sintético de poesia japonesa.

O coordenador do Grêmio Haicai Ipê, Edson Kenji Iura, apresenta uma retrospectiva história do grupo fundado em 1987 por Goga, até hoje uma referência na prática haicaística nacional.

Já o texto do monge Francisco Handa, doutor em História pela Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), revela traços e lembranças de Goga, um mestre não só para o autor, mas para muitos que o conheceram.

Segue-se uma antologia realizada por 23 autores contemporâneos. São eles: Alberto Murata (in memorian), Benedita Silva de Azevedo, Carol Ribeiro, Débora Tavares, Delores Pires, Edson Kenji Iura, Eunice Arruda, Francisco Handa, Guin Ga, Hazel de São Francisco, Irene Massumi Fuke, João Toloi, Kazue Yamada F. Santos, Lourdes Fátima Basílio, Luci Tiho Ikari, Maria Fátima Araújo Vieira, Monica Martinez, Neide Portugal, Rose Belotto Placoná, Tânia Alves Costa, Tânia D'Orfani, Teruko Oda e Zuleika dos Reis.

O posfácio é escrito pela organizadora, Teruko Oda, e a obra é concluída com referências que permitem saber um pouco mais sobre a produção literária do homenageado.

A obra pode ser adquirida nas principais livrarias e pelo site da editora Escrituras.

Ficha Técnica
Livro: Goga e Haicai: um sonho brasileiro
Organizadora: Teruko Oda
Páginas: 96
Formato: 14 X 21 cm
Peso: 145 g
Preço: R$ 24,00

6 comentários:

  1. Monica,
    Gostaria muito ter comparecido. O que chama muito atenção é a beleza da capa do livro. Deve ter sido muito bonito o evento. Fica para uma outra oportunidade.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mauro Lúcio,

    O lançamento foi muito tocante, pelas palavras dedicadas ao senhor Goga, bem como ao haicaísta Alberto Murata, recentemente falecido. Mauro, também gostei muito da capa. Além da organização de Teruko Oda ter sido muito, muito caprichada, a editora Escrituras dedicou um carinho todo especial à obra.

    Um abraço grande,
    Monica

    ResponderExcluir
  3. Meu professor de geografia está entre esses autores o nome dele é João Toloi.
    Tudo o que sei sobre haicai foi ele que me ensinou.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por ter deixado a mensagem acima. Você tem muita sorte de ter um mestre que sabe tanto de haicai quanto o professor Toloi. Parabéns! Sinta-se desde já convidado a deixar por aqui um haicai quando você quiser, ok?
    Um abraço,
    Monica

    ResponderExcluir
  6. Monica, fico feliz que o Henrique tenha visitado o seu blog. A melhor parte do processo ensino-aprendizagem é quando eles retornam depois de um tempo falando de haicai ou me mandando alguma poesia via e-mail.
    Abraços,
    João Toloi

    ResponderExcluir

Comentários são bem-vindos. Deixe aqui o seu!